Você conhece os Prosumers? Pois devia… – Networking Assessoria

Você conhece os Prosumers? Pois devia…

Se você conhece alguém que não está em alguma rede social mesmo sem querer essa pessoa será taxada de estranha.

As redes sócias fazem parte da nossa vida, se faz de tudo ali lá. Desde ver a meteorologia até namorar. E bilhões de compras são feitas todo dia. E toda a empresa que se prese quer uma fatia dessas negociações. E as estratégias são as mais variadas possíveis.

Hoje vamos falar dos Prosumers.

O que é um Prosumers?

No momento em que a internet se tornou um território onde cada um poderia expor as suas ideias e os consumidores começaram a falar, e hoje eles tomaram a dianteira e estão no controle da relação de consumo.
Conquistar a empatia e fidelidade de um consumidor se mostra uma missão bem difícil, mantê-lo satisfeito, é a meta diária das empresas. Isso porque eles sabem que se você não oferece o melhor, a concorrência vai oferecer.

Esses consumidores mais conscientes, preocupadas com os produtos que consomem, estão muito ativos na internet e nas redes sociais.

Eles possuem blogs, sites, perfis e páginas onde criam e consomem conteúdo. Compartilham, comentam, participam de debates e discussões, estão altamente conectadas e familiarizadas com cada plataforma de interação online. Muito mais que a maioria das empresas que estão no mercado hoje.
São verdadeiras influenciadoras do pensar e agir alheio. São o que a sua marca precisa e o que ela deve temer se fizer algo errado.

Como os Prosumers impactam a sua estratégia

Eles estão atentos a cada novidade que sai e a novas tendências e inovações. Muitas vezes acabam influenciando os lançamentos de novos produtos das empresas que seguem. Se você souber ouvi-los, poderá antecipar mudanças, soluções, tecnologias e inovações, ganhando competitividade.

Além disso, como consomem e produzem muito conteúdo, são as pessoas certas para você trazer para ajudá-lo no seu marketing de conteúdo:

Saber o que o seu público quer ler, onde quer ouvir, como quer ver, onde ele vai consumir o seu conteúdo. Enfim todo o trabalho de como otimizar o seu esforço nas mídias já está feito e mapeado, basta você perguntar para eles. Estudando o comportamento dos Prosumers você estará direcionando suas estratégias de marketing digital para um público seleto, formador de opinião e com alta capacidade para fazer com que mais e mais pessoas te ouçam.
E sem sombra de dúvidas você não vai querer um deles falando mal da sua empresa.

Como você faz para atrair os Prosumers:

Sua empresa deve primeiro mapear quem são eles, e definir algumas estratégias para eles. Vamos listar algumas:

Crie engajamento com eles

Traga os Prosumers para debates sobre a sua marca. Convide-os para auxiliarem na criação ou reformulação de novos produtos, deixe que eles escrevam matérias no blog da sua empresa e principalmente escute o que eles tem a falar sobre a integração nas redes sociais.

Dê a eles experiências únicas

Prosumers são fãs de marcas que saem do lugar comum e proporcionam experiências únicas, marcantes. Chame para eventos que a empresa patrocinar, faça um tour pelas dependências da empresa e conhecer os bastidores dela, dê amostras dos seus produtos e peça o feedback sincero delas. Valorize essas pessoas para que elas valorizem sua marca.

Construa pontes reais entre a marca e os Prosumers

Seja autêntico na relação que estabelece com eles, ouça-os de verdade, dê feedback, contribua, gere valor. Reconheça seus erros, agradeça as contribuições, implemente as boas ideias. E comunique isso ao seu público. Assim você vai criar uma relação real com os seus clientes de forma que eles vejam a empresa como uma “pessoa” e não como uma “coisa”.

Suas redes sociais devem ser o seu espelho

Os Prosumers são usuários assíduos de redes sociais, nada melhor para conhecê-los que seguir os seus perfis. Esteja nas plataformas onde eles estão, leia o conteúdo que eles leem, veja o que eles compartilham, como compartilham e quais sentimentos estão envolvidos. Como já foi falado eles são a sua melhor fonte de informações para traçar as necessidades do seu público e se antecipar as tendências que estão vindo.

E não pense que isso só serve para jovens não, que o seu segmento não tem isso ou que não vai dar em nada. Todo o segmento tem os seus Prosumers, muitos deles nem percebem o potencial que tem e muito menos o alcance. Cabe a cada empresa fazer esse estudo para estabelecer e identificar quem é o “Cara” do seu segmento.

Não deixe para amanhã, pois o seu concorrente com certeza não vai deixar.

Se quiser aumentar as suas vendas na utilizando as ferramentas digitais conheça o S.A.R (Sistema de Aceleração de Resultados). Esse sistema desenvolvido por nós da Networking Assessoria visa em aumentar as suas vendas em até 30% em um mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google5645a964ac029b71.html